Engenheiro ou Arquiteto m2obras

Engenheiro ou arquiteto, eis a questão! Toda obra, seja ela de reforma ou construção, precisa de uma pessoa que  acima de tudo, se responsabilize pelo planejamento, execução do projeto, pela avaliação estrutural e que pense no melhor aproveitamento do espaço dentro da área que você, certamente dispõe. Este profissional precisa ter conhecimento técnico e além disso, estar capacitado a desenhar e planejar espaços residenciais, industriais ou comerciais. Portanto, não basta querer e ter boas intenções, reformas, construções que exijam muito planejamento, orçamento detalhado e que caiba no seu bolso, além de não ser para amadores. Do contrário, o seu sonho certamente pode virar pesadelo. Em outras palavras, a contratação de um profissional que o assessore e que se responsabilize pela obra do começo ao fim é uma das partes mais importantes na realização do seu sonho.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM ARQUITETO E UM ENGENHEIRO CIVIL?

Os dois profissionais podem fazer projetos e ambos atuam na construção civil.

Antigamente e de modo geral faziam a mesma coisa, tanto que o decreto:

RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 JUN 1973

Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, usando das atribuições que lhe conferem as letras “d” e “f”, parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966, CONSIDERANDO que o Art. 7º da Lei nº 5.194/66 refere-se às atividades profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo, em termos genéricos;

…Esta lista 18 itens?

Mas com o passar do tempo isso foi mudando tanto que hoje são dois conselhos e duas ciências bem definidas:

O que faz um arquiteto?

Este profissional projeta e organiza uma obra dando prioridade à estética, ao conforto e à funcionalidade. Da mesma forma, ele costuma ter como características sensibilidade, capacidade de abstração, habilidades artísticas e usa todo este arsenal na elaboração de uma planta ou na reforma de um ambiente, por exemplo.

Da mesma forma, utiliza variados recursos técnicos, artísticos e tecnológicos para elaborar um projeto arquitetônico, dando ênfase à funcionalidade, à beleza, ao aproveitamento do espaço e sugestões de decoração, no entanto, sempre priorizando o bem-estar do cliente. Ele enxerga o cliente, acima de tudo, como parte integrante da obra.

Veja algumas das atribuições do Arquiteto de acordo com a Resolução nº 51 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por exemplo:

– Projeto arquitetônico de edificação ou de reforma, urbanístico, de parcelamento do solo mediante loteamento, de sistema viário urbano, de arquitetura de interiores,de arquitetura paisagística,de acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e além disso, no espaço urbano.

– Relatório técnico referente a memorial descritivo, caderno de especificações e de encargos e avaliação pós-ocupação.

– Coordenação de equipes de planejamento urbano ou de regularização fundiária

– Direção, supervisão e fiscalização de obras referentes à preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico.

O que faz um engenheiro civil?

O engenheiro também projeta, porém a ênfase do seu curso não está tanto na estética da edificação e sim na estrutura (o que não significa que sua casa ficará feia). Além de estruturas residenciais, este profissional tem grande foco matemático que o capacita para estruturas prediais de grande porte, estradas, estádios, portos, laudos técnicos e, em conclusão, periciais.

Muitos engenheiros focam em pesquisa de soluções técnicas para a implantação de soluções propostas no entanto por arquitetos. (MASP, Congresso Nacional, Museu Nacional, Catedral e outras edificações com formatos incomuns).

São algumas das principais atividades dos engenheiros:

  • Sistemas, métodos e processos de Construção Civil (Tecnologia da Construção Civil e Industrialização da Construção Civil)
  • Edificações (Impermeabilização e Isotermia)
  • Terraplenagem (Compactação e Pavimentação)
  • Estradas (Rodovias, Pistas, Pátios, Terminais Aeroportuários, Heliportos)
  • Tecnologia dos Materiais de Construção Civil
  • Resistência dos Materiais de Construção Civil
  • Patologia das Construções
  • Recuperação das Construções
  • Sistemas Estruturais e Estabilidade das Estruturas (Estruturas de Concreto, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira, Estruturas de Outros Materiais, Pontes, Grandes Estruturas, Estruturas Especiais, Pré-Moldados e outros)
  • Outras demandas técnicas da Construção Civil

Engenheiro civil e arquiteto se complementam

Ambas as profissões são igualmente importantes em uma obra entretanto, arquitetos e engenheiros atuam juntos na construção civil. Por exemplo, o arquiteto é quem vai elaborar a planta com suas divisões, espaços internos, varandas e entorno, da mesma forma o engenheiro civil implanta o projeto elaborado pelo arquiteto porque é ele que executa o que está especificado na planta e concretiza o que ainda é apenas uma ideia, um sonho, porém ele também pode assinar um projeto e desenvolver soluções ligadas à arquitetura.

Por outro lado, os arquitetos conhecem e podem acompanhar as etapas diárias de uma obra e terceirizar projetos complementares. A principal vantagem de contratar apenas o engenheiro é ele pode tocar o projeto do começo ao fim. Portanto arquiteto terá que terceirizar algumas partes. Ambos são qualificados e estão aptos a apresentar a melhor solução para o seu projeto.

Acreditamos que são habilidades diferentes, porém com muita semelhança e quando possível é interessante ter ambos unindo segurança, praticidade, sensibilidade, funcionalidade e além disso, para compor um ambiente equilibrado, harmonioso e com a cara do cliente.

O que cada Engenheiro ou Arquiteto não deve fazer?

A RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 JUN 1973 diz em seu artigo Art. 25 – Nenhum profissional, acima de tudo, poderá desempenhar atividades além daquelas que lhe competem, pelas características de seu currículo escolar, consideradas em cada caso, apenas, as disciplinas que contribuem para a graduação profissional, da mesma forma, salvo outras que lhe sejam acrescidas em curso de pós-graduação, em outras palavras, na mesma modalidade.

Pessoal, vamos ter bom senso…

Engenheiro ou Arquiteto, você não vai projetar um Terminal Aeroportuário ou um Heliporto sendo apenas arquiteto, correto? Porém você não vai fazer uma edificação ou empreendimento que tenha características e premissas especiais que necessitem de arquitetura e estudos de urbanização, correto? Em conclusão, ambas são necessárias e complementares.

gif_m2obras