Segundo Pesquisa CAU/DataFolha, cerca de 70% das pessoas que compõem a população economicamente ativa afirmam que contratariam os serviços de um arquiteto e urbanista para construções ou reformas, porém, na prática, após entrevistas com mais de 2.000 pessoas, apenas 7% efetivamente contrataram um profissional.

Os maiores problemas durante uma Construção

De maneira geral, os participantes da pesquisa qualitativa apontaram uma série de problemas durante o processo, entre elas, dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, desperdício de tempo, gastos excessivos, dificuldades no gerenciamento da obra. A maioria dos entrevistados tem dificuldade em calcular o orçamento e se ressente de uma assessoria que dê uma previsão correta de gastos e que evite desperdícios como saber qual é a quantidade certa de material a comprar, por exemplo. Em muitos casos, os pedreiros é que orientam os clientes e, na maioria das vezes, não acertam a quantidade provocando desperdício, sobras, ou ainda a falta de material que ocasiona diversas idas s lojas, fazendo o cliente perder tempo.

As principais dificuldades encontradas foram divididas em três eixos principais: Planejamento, Mão de Obra e Material.

Planejamento

  • Prazos durante a obra
  • Atraso na obra
  • Previsão de gasto
  • Orçamento

Material

  • Material de qualidade
  • Preço do material
  • Desperdício
  • Quantidade
  • Prazo de entrega

Mão de Obra

  • Mão de obra qualificada
  • Falta de comprometimento dos profissionais
  • Retrabalho

Sistema de Gestão de Obras

Gerenciar uma obra não é tão simples quanto parece e foi uma das principais dificuldades apresentadas pelos entrevistados. Evitar gastos desnecessários por desperdícios e retrabalhos também entram nesta lista. Por isso é tão importante ter um profissional capacitado para auxiliá-lo durante uma reforma ou construção. E todo profissional sabe que um software de gestão é um grande aliado. Do projeto execução, o Sistema de Gestão da m2obras garante o acompanhando da sua obra de forma eficaz, pois, além possuir todas as funcionalidades da Planilha de Obras com estimativa do valor detalhado da sua construção, ele também permite acompanhar e gerir cada etapa. Por meio da ferramenta é possível controlar gastos financeiros, bancários e orçamentários, além de compras, contas a pagar, contas a receber, impostos, obrigações, pagamentos de fornecedores e pagamentos de prestadores de serviços. Em apenas 2 minutos é possível ter os preços atualizados de mais de 1.000 itens, de material de construção a acabamentos.

Dificuldades no gerenciamento de obras? Mas como gerenciar e resolver?

Uma das formas é o sistema da m2obras que foi criado por engenheiros, arquitetos, construtoras e gerentes de projetos especializados em construção civil. Eles estudaram as maiores dificuldades e criaram uma ferramente de planejamento de fácil manuseio, prática e eficaz. O software, disponível também nas versões Android e Apple, ele é uma ferramenta portátil e prática para quem constrói. já foi usado e aprovado por mais de 5 mil clientes, em reformas e construções. A m2obras calcula o seu empreendimento e entrega tudo prontinho. Com equipe especializada a empresa garante que você economizará tempo e dinheiro. Entre em contato para fazer um orçamento ou envie sua demanda. Saiba quanto vai custar seu empreendimento de A a Z.