Fundação – Alicerce

Fundação

Ou alicerce é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo.Lembrando que “vigas” são iguais às colunas, só que ficam na horizontal, o baldrame é o conjunto de vigas interligadas que se sustenta sobre a fundação. Ela que evita a rachaduras e fixuras na parede.O tipo de Fundação adequado para sua obra pode ser definido levando em consideração a carga do edifício, tipo de solo, profundidade do lençol freático, etc.

Blocos e baldrames

São fundações diretas ou fundações rasas. As vigas baldrames travam os blocos de fundação que são construídos sobre as fundações profundas e são responsáveis pela transmissão da carga dos pilares para as fundações.

Infra-Estrutura

Água, energia, luz, banheiro, local para armazenar os materiais de construção e segurança é o mínimo para começar sua obra.

Gabarito

Definir o local onde a casa será estabelecida. Por meio deste processo é possível saber onde serão edificadas as bases e paredes.

 Os dois sistemas mais utilizados para fundação são:

Estacas com vigas baldrame (em alguns casos sapata)

Vigas Baldrame

Feita e ferro de aço e envolvida em concreto, com vigas de aproximadamente 0,20 x 20 cm são feitas nos locais onde irão subir paredes.

Estacas ou furos

Buracos feitos no solo com profundidade, ficam geralmente nas quinas das vigas baldrames, variando conforme a carga das paredes.

Sapatas

São estruturas de ferro envolvidas por concreto posicionadas feita em locais estratégicos, geralmente utilizadas para edificações com pavimentos superior, maior carga.

Vigas Baldrame, Estacas, Brocas.

 

Furar – Compactar o Fundo do buraco – Colocar coluna de Ferro – Colocar Concreto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O fundo do furo deve ser compactado!!! Use uma escora de madeira ou um soquete.

Radier 

É uma laje de concreto sobre o solo com uma malha de ferro trançada sobre toda a área da edificação com o objetivo de distribuir o peso da residência.

Além de apoiar sua casa, o radier já funciona como contrapiso e calçada. Mas o radier só pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se o solo tiver 2 tipos de solo, eles podem se comportar de forma diferente e sua casa começar a ceder em uma parte. Enfatizamos se uma parte for firme e a outra fraca, o radier não pode ser utilizado. Não esqueça de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.

Impermeabilização :

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (ferragem), as alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.

Quando feita de forma correta, com produtos e serviços adequados, por empresas idôneas, os custos de uma impermeabilização atingem, na média, 2% do valor total da obra. Se forem executados apenas depois de serem constatados problemas com infiltrações na edificação já pronta, a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual, envolvendo até valores em torno de 10% do custo total da obra.

Material a base de petróleo (pixe) que é impermeável ele impede que a água suba pelas paredes, deixando o pé da parede preto (mofo), verde (lodo), que crie bolhas na pintura e evitando que o reboco  caia.

Produtos para impermeabilização de baldrame:

Você pode passar o produto com uma brocha ou uma vassoura de pelo macio. Aplicar 3 camadas conforme exemplo