Comprar bem é um dos segredos para lucrar

Comprar bem é um dos segredos para lucrar

Compras é um dos segredos do negócio, na minha opinião. Comprar bem já te coloca em vantagem significativa no negócio. E o que é comprar bem? É quando você compra um terreno barato, adquiri materiais de construção e acabamento de forma planejada e mais em conta, faz um planejamento detalhado do projeto como um todo e procura cercar-se dos melhores profissionais para executar sua obra (construtora, engenheiro ou arquiteto). Lembre-se, nem sempre o mais barato é sinal de economia. A mão de obra tem que ser especializada, principalmente para evitar desperdícios e refação. A construção civil nacional tem em média perda de 5%; esse percentual pode parecer pequeno, mas ao final da obra vai representar muito dinheiro jogado no ralo.

Compra  X Planejamento

Mais do que responsável por negociar e conseguir preços baixos com fornecedores, buscando a melhor relação custo x benefício possível, o profissional de compras passou a ser encarado como uma peça-chave para as empresas. Dele depende a  manutenção do estoque de insumos e sobressalentes adequando-os ao serviço exigido, e a aquisição de materiais necessários ao funcionamento da obra, por exemplo. Além disso, ele deve ter total domínio sobre o mercado, fornecedores e empresas do setor em que atua. Veja abaixo algumas das competências atribuídas a esse profissional:

  • organização
  • objetividade
  • conhecimento estratégico da empresa
  • bom relacionamento com fornecedores, clientes, profissionais diversos e colegas de

trabalho

  • ser bom negociador e ter sempre em mente que deve gerar lucro para a empresa
  • deve trabalhar com indicadores que demonstrem o andamento do trabalho
  • deve conhecer com profundidade o mercado em que atua
  • ser idôneo
  • ter iniciativa e capacidade de decisão

 

Ética do profissional de compras

O bom profissional de compras deve se preparar adequadamente para as negociações, munindo-se de todas as informações possíveis sobre o fornecedor de maneira que tenha uma visão clara de como alcançar o seu objetivo. Deve evitar ter um relacionamento pessoal com o fornecedor, ser idôneo, não aceitando comissões, benefícios ou propinas. A falta de ética é um dos principais problemas brasileiros e está presente em todas as profissões, mas, ao contrário do que pensa a maioria, ela não traz vantagens e, sim, o comprometimento na qualidade dos produtos, superfaturamento e prejuízos para clientes e empregadores. Comprar com responsabilidade, negociando preços acessíveis e produtos de qualidade, ajuda na qualidade da obra, aumenta sua vida útil e previne patologias.