A construção civil é de vital importância na geração de emprego e na economia nacional, e como qualquer outro setor precisa ter uma definição das práticas que pretende usar para se destacar no mercado, seja em termos tecnológicos ou em recursos humanos. Isso pode e deve ser definido por meio do que é chamado de Marketing, que nada mais é do que um conjunto de estratégias que define alguns aspectos importantes para se saber como a empresa está posicionada no ramo em que atua e se está na lembrança do público consumidor por exemplo.

O que é Marketing?

Processo de comunicação que envolve a identificação e definição de público-alvo e suas necessidades e, a partir daí, define um conjunto de estratégias para levar os serviços da empresa até este público. Também envolve um conjunto de medidas para identificar possibilidades de ampliação da atuação da sua empresa no mercado, bem como, definir iniciativas que fortaleçam a sua marca, de forma que, ao pensar em reforma ou construção, o cliente lembre-se do nome da sua empresa e da sua logomarca em primeiro lugar.

Pra que serve uma Estratégia de Marketing?

– Construção de identidade

– Detectar pontos fortes e fracos da empresa

– Concorrentes e possíveis aliados/parceiros

– Oportunidades de crescimento

– Alcance da marca

– Fortalecimento da marca

– Captação e Fidelização de clientes

– Reconhecimento de nichos de atuação que ainda não foram ocupados

Canais de Marketing

Para chegar até o cliente vale tudo: e-mails, blog, mala-direta, canais diretos de atendimento ao consumidor com pessoal treinado e cordial, propaganda na TV e em revistas especializadas, folders, carro de som anunciando o seu empreendimento e tudo mais que a sua criatividade conseguir explorar. Mas é importante lembrar que nada substitui a ética, transparência nas relações, qualidade no atendimento e responsabilidade.

POR QUE PRECISO DE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

O consumidor

Uma reforma ou construção não é um produto barato, por isso o cliente tende a ser mais rigoroso em sua escolha. Por ter no mercado produtos semelhantes e uma gama abundante de mão de obra (qualificada ou não), uma eficiente estratégia de marketing pode ser crucial para a sua empresa. Lembre-se de que o cliente não está buscando uma parede de tijolos, e sim, a realização de um sonho e, muitas vezes, de uma fantasia.

A escolha de um produto ocorre a partir de uma necessidade. Dado esse gatilho, o cliente vai buscar informações sobre os fornecedores, fazer pesquisas, buscar referências e o maior número possível de informações. Ele leva em consideração primeiramente o preço, normalmente ele tem uma quantia específica para gastar, mas existem alguns fatores como atendimento, profissionalismo, portfólio e referências no mercado, que podem influenciar positivamente a escolha desse consumidor.

É importante ter um excelente portfólio, pessoas que possam dar boas referências sobre o seu trabalho, instalações aconchegantes e excelente atendimento pessoal ou por outros canais. (Leia artigo Como engenheiros e arquitetos devem abordar seus clientes?). Num mundo rodeado por sites, blogs, folders, anúncios de empreendimentos novos e usados cada vez mais sofisticados, outdoors, backlights espalhados por toda a cidade, estradas, rodovias e aeroportos, o diferencial pode ser a experiência que o cliente vai ter no seu atendimento. Lembre-se de que ele precisa ter uma vivência que faça a diferença enquanto estiver em seu escritório ou falando com você ou seus atendentes pelos seus canais de comunicação. Isso também faz parte da estratégia de marketing e pode ser fundamental quando aquele cliente estiver fazendo uma consulta para decidir que empresa visitar pessoalmente.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDICADAS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Gestão do Cliente

Como já foi dito, o cliente precisa ser bem atendimento antes, durante e depois da concretização do negócio. É preciso que ele tenha as suas necessidades atendidas em todas as etapas, sentindo-se seguro do planejamento à execução. A m2obras disponibiliza um software de Gestão da Obra de fácil execução, que disponibiliza mais de 1.000 itens e produtos de A a Z, com preços atualizados de todas as regiões do Brasil. Antes mesmo da execução, o cliente pode dar sugestões e fazer mudanças na planta até se sentir seguro para aprovar o projeto definitivo. O software permite ao cliente acompanhar todas as etapas do projeto fazendo com que ele se sinta seguro e por dentro do que está acontecendo na obra.

Gestão de Orçamento

Com o Sistema de Gestão de Obras da m2obras, você (PJ ou PF) controla sua obra pela ferramenta, contando com uma série de controles financeiro, bancário e orçamentário eficazes. Sem burocratizar o processo de construção, você consegue ganhar tempo e economizar. O Sistema de Gestão garante o acompanhando da sua obra de forma eficaz, pois utiliza processos de trabalho bem definidos, desde o planejamento à execução. Saber onde e como seu dinheiro está sendo empregado pode resultar em aumento significativo da sua margem de lucro e prevenir desperdícios de material e tempo.

Gestão da concorrência

Não basta conhecer a concorrência. É fundamental saber os pontos fortes da sua empresa e detectar serviços que ela porventura não oferece ou tem carência para diminuir a vulnerabilidade com relação aos concorrentes. A M2obras é uma empresa completa que oferece todos os serviços de Engenharia e Construção com qualidade e softwares com tecnologia de ponta que visam baratear custos, reduzir o tempo de construção e aumentar a qualidade das obras.

Gestão Interna

Fazer com que todos os departamentos da empresa se comuniquem é fundamental para que não haja informações contraditórias, desencontradas ou equivocadas. Todos os setores devem estar conectados e saber de suas responsabilidades. É fundamental treinar toda a equipe para que tanto o escritório quanto o canteiro de obras tenham a mesma linguagem. A m2obras, por exemplo, tem um software que propicia uma visão completa de todos os módulos da sua empresa. Além disso, ministra cursos livres a distância, de duração variável, destinados a proporcionar profissionalização, qualificação e atualização dos profissionais das mais diversas áreas.

Esses são pontos importantes a serem observados, além da comunicação visual. Uma boa estratégia de marketing deve contemplar todos os setores da sua empresa para que ela cresça como uma unidade e não em partes ou em alguns setores em detrimento de outros. Isso pode significar manter a competitividade, diminuição da vulnerabilidade e aumento da sua margem de lucro.