Em pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/DataFolha, com mais de 2.000 pessoas, em 177 municípios, pode-se ver como o brasileiro vê o papel do arquiteto em construções e reformas. Os entrevistados são homens e mulheres economicamente ativos, adultos, e destas pessoas 54% já fizeram algum tipo de reforma ou construção. O dado que mais chama a atenção é que menos de 15% utilizaram os serviços de um arquiteto ou engenheiro em suas obras. A região Sul é a que mais utiliza serviços de arquitetos e urbanistas e/ou engenheiro, e quanto maior a escolaridade, mais importância se dá presença e acompanhamento de obras por um profissional qualificado.

Por que contratar Engenheiros, Arquitetos ou Construtoras?

Segundo a pesquisa CAU, as pessoas que contrataram arquitetos e urbanistas apontaram as seguintes razões:

  • Exigências legais (legalização do projeto, agilização dos trâmites)
  • Obtenção/viabilização do projeto do imóvel
  • Segurança na construção

=================================

Como este profissional vai fazer você economizar dinheiro?

  • Ele vai te entregar a lista de materiais de construção (m2obras)
  • Lista de serviços com preço médio que se deve pagar e cronograma
  • Checklist de controle de atividades e etapas
  • Saber requisitos legais para financimentos
  • Ele vai ter habilidade de execução da obra
  • Ele vai elaborar um projeto que gere economia
  • Ele vai conhecer normas e legislações
  • Ele vai indicar locais onde comprar com preços mais acessiveis

inserir gráfico EVERTON

Na pesquisa qualitativa, 16% dos que utilizaram serviços de arquitetos e urbanistas são das classes sociais mais altas e o fizeram por indicação. Em classes mais baixas, somente 7% fez serviços utilizando mão de obra especializada. E, neste caso, o principal motivo para esse tipo de contratação foi por necessidades legais. A grande maioria dos entrevistados que já realizou reforma revelou, no entanto, uma série de problemas, como dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada e o alto custo dos serviços de arquitetos e engenheiros. Outra grande dificuldade apontada refere-se ao orçamento e gerenciamento da obra. A maioria dos entrevistados tem dificuldade em calcular o orçamento e se ressente de uma assessoria que dê uma previsão correta de gastos e que evite desperdícios como saber qual é a quantidade certa de material a comprar, por exemplo. Em muitos casos, os pedreiros é que orientam os clientes e, na maioria das vezes, não acertam a quantidade provocando desperdício, sobras, ou ainda a falta de material que ocasiona diversas idas s lojas, fazendo o cliente perder tempo.

Vantagens de contratar um profissional

Na hora de construir ou reformar podem surgir algumas dúvidas sobre como agir. Para te ajudar, o CAU/BA selecionou 8 motivos para você contratar um Arquiteto.

  1. O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel.
  2. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado s suas necessidades e ao seu orçamento.
  3. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.
  4. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.
  5. Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.
  6. O arquiteto é o profissional técnica e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários sua construção.
  7. Devido sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais.
  8. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

Agora a grande pergunta: Engenheiros, Arquitetos ou Construtoras qual contratar ?