Para garantir estabilidade em uma profissão, obter um bom emprego e um bom salário é necessário se preparar para um mercado de trabalho acirrado e competitivo. Um CURSO SUPERIOR é imprescindível para quem quer se destacar.

No Brasil, o curso de graduação é o primeiro passo na formação do ensino superior, que pode ser feito em universidades, escolas superiores, faculdades ou institutos politécnicos devidamente credenciados e autorizados pelo Ministério da Educação. Para quem quer dar continuidade à formação em nível superior o próximo passo é a pós-graduação que se divide em lato sensu e stricto sensu.

Posso cursar o Ensino Superior sem ter terminado o ensino médio?

Não. É obrigatório o término do ensino médio para se cursar uma faculdade, seja ela paga ou gratuita. Ao final da graduação, o aluno recebe um diploma ou certificado de conclusão que o habilitará a exercer a profissão escolhida durante o curso.

Os cursos superiores podem ser de três tipos:

  • Bacharelado
  • Licenciatura
  • Tecnológico

Bacharelado

Cursa-se após o término do ensino médio ou equivalente, e também é necessário ter passado por algum processo seletivo, seja vestibular tradicional, processos de avaliação como o ENEM, por exemplo, ou ainda transferência de uma instituição para a outra.

Durante a graduação, na faculdade, aprende-se os princípios científicos e tecnológicos necessários para a capacitação do profissional na área de atuação escolhida, como por exemplo: Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, entre outros. Ao final do curso, o profissional recebe um diploma com o título de bacharel.

Licenciatura

A licenciatura é mais voltada para docentes que vão atuar no ensino fundamental e ensino médio. Mais especificamente é um curso para formar professores de Português, Matemática, História, Geografia etc.

Tecnológico

É conhecido como um curso de curta duração, pois a carga horária é menor que a dos cursos de bacharelado e licenciatura. É focado exclusivamente na área de atuação escolhida pelo profissional, sendo mais objetivo e específico com grade curricular focada nos aspectos técnicos de cada área. E o melhor é que ao final do curso, o profissional recebe um diploma de graduação em nível superior, com o título de Tecnólogo.

Com este diploma, você pode prestar concursos públicos, fazer pós-graduação, mestrado, doutorado e dar sequência a uma vida acadêmica, se quiser.

Qual a diferença entre um curso de bacharel e tecnológico?

Se você estiver pensando em ter uma vida acadêmica ou em trabalhar no exterior, o melhor mesmo é fazer o bacharelado, ou seja, uma graduação convencional. Porque a maioria das empresas, fora do país, preferem cursos mais longos e detalhados. Nos EUA, por exemplo, as empresas preferem uma formação de nível ?bachelor? (bacharel). O mesmo vale para as universidades europeias, pelo menos por enquanto.

Já o tecnólogo é mais indicado pra quem já tem uma profissão e não tem um curso superior. Ou ainda, pra quem tem pressa de entrar no mercado de trabalho e precisa de uma certificação como diferencial.

Duração de cada tipo de Curso Superior – Gradução

  • Curso Superior de Tecnologia – 3 a 4 anos (de 1.800 a 2.400 horas)
  • Bacharelado – 4 a 6 anos (de 2.400 a 7.000 horas)
  • Licenciatura – 3 anos (aproximadamente 3.000 horas)

Construção Civil

A Construção Civil faz parte de um dos setores mais dinâmicos da sociedade brasileira e o trabalho na área exige excelente qualificação para suprir as necessidades do mercado. O setor de obras utiliza uma variedade imensa de tecnologias, que vai de equipamentos para marcar o solo, até equipamentos com mecanismos modernos para maior segurança e desenvolvimento de plataformas de automação predial para garantir melhor aproveitamento de energia e água, por exemplo. O profissional desta área está habilitado a fazer planejamento e acompanhamento de obras além de acompanhar projetos na área de arquitetura.

Quais os tipos de cursos na área de construção civil?

– Graduação em Engenharia Civil / Construção Civil

– Técnico em Edificações

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

O curso de bacharel em Engenharia Civil abrange disciplinas como Estruturas de Concreto, Custos e Orçamento, Topografia, Álgebra e Cálculos, Desenho Técnico Avançado, conteúdos nas áreas de tecnologia, sociopolítica e ambiental, como desenvolvimento sustentável, levantamentos topográficos e otimização dos recursos naturais, por exemplo. O curso tem em média 3.000 horas.

Área de atuação do Técnico em Construção Civil

O Técnico em Construção Civil atua em obras residenciais (casas), comerciais (prédios, shoppings centers), construção de estradas, rodovias, construtoras, indústrias (fábricas e refinarias), laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, entre outros.

O curso técnico inclui no currículo disciplinas como Projetos de Instalação Predial, Meio Ambiente, Desenho Técnico, Desenho de Construção Civil, além de assuntos mais focados no dia a dia de uma obra como:  topografia, terraplenagem, vedações, impermeabilização, pavimentação, problemas na construção civil, tipos de concreto e aulas práticas em canteiros de obras. É mais objetivo e focado.
Como escolher um curso em instituições credenciadas pelo MEC e com cursos reconhecidos?

É de suma importância saber se a instituição de ensino escolhida está devidamente credenciada pelo MEC (Ministério da Educação), pois ao final do curso você terá a garantia de obter um diploma ou certificado com validade em todo o território nacional. Para isso, basta entrar no Cadastro da Educação Superior (Cadastro e-MEC) e obter a lista de instituições de ensino superior registradas e reconhecidas, bem como seus cursos.

Quais são os cursos superiores na área de Construção Civil?

  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Hídrica
  • Engenharia Ambiental e Sanitarista
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Curso Técnico em Edificações
  • Curso Superior em Tecnologia de Construção de Edifícios
  • Curso Superior em Tecnologia de Controle de Obras
  • Curso Superior em Tecnologia de Estradas
  • Curso Superior em Tecnologia de Material de Construção
  • Curso Superior em Tecnologia de Agrimensura