O Engenheiro de Produção é a ponte entre os setores técnico e administrativo que gerencia os recursos humanos e financeiros de uma empresa. Além de encontrar soluções para integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, para atuar com eficiência, o profissional tem que ter um perfil multidisciplinar e sólida formação em matemática porque é ele que vai resolver os problemas da empresa e apontar soluções com o objetivo de aumentar a produtividade e a rentabilidade.

Mercado de Trabalho

Por entender de toda a cadeia produtiva, este profissional pode trabalhar em indústrias de bens de consumo e logística, no setor agroindustrial, em empresas prestadoras de serviços, lojas de varejo, área de turismo, finanças, telecomunicações, entre outras, usando seus conhecimentos para diagnosticar e resolver problemas, além de sugerir soluções que visem a melhoria e otimização dos setores.

Áreas de atuação 

? Desenvolvimento organizacional

? Controle de qualidade

? Planejamento

? Logística

Curso

? Graduação / Bacharelado ? 5 anos

? Graduação Tecnológica ? 3 anos (em média)

? Presencial ou a distância (EAD)

Estágio obrigatório?    Sim

Média salarial: de R$ 4.500,00

Conselho Regional de Engenharia

Por ser uma profissão regulamentada no Brasil é obrigatório ter um diploma superior em curso reconhecido pelo MEC e ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).