O Arquiteto Urbanista projeta espaços pensando na funcionalidade e no conforto, levando em consideração ventilação, iluminação, melhor aproveitamento de material e otimização dos espaços, além da estética. Por ser um profissional de formação generalista, exerce atividades como planejamento, supervisão, coordenação e orientação técnica em obras e tem um papel de suma importância na harmonização e otimização dos ambientes.

Mercado de Trabalho

O Arquiteto Urbanista habilitado pode trabalhar em empresas de construção civil, e como sua formação mescla disciplinas de Exatas e Ciências Humanas, pode atuar em urbanização e paisagismo, na restauração de edifícios históricos, museus, praças e parques.

Atribuições da profissão

– Assessoria e consultoria

– Execução e fiscalização de obra e serviço técnico

– Perícia, avaliação e laudos técnicos

– Controle de qualidade de materiais, louças e acabamentos

– Coordenação de equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção

Curso

O currículo mescla disciplinas de Humanas e Exatas, antropologia, fundamentos estéticos, matemática e história da arquitetura. Exige aulas práticas em desenho arquitetônico e construção de edifícios. Estágio e TCC são obrigatórios.

– Graduação / Bacharelado – 5 anos

– Graduação Tecnológica – 3 anos (em média)

– Presencial ou a distância (EAD)

– Média salarial ? R$ 6.000,00

Atenção:

Existem algumas universidades que separam estas duas áreas e oferecem cursos distintos. Mas o mais comum é fazer as disciplinas associadas.