Uma das principais atividades do Engenheiro Hídrico é cuidar e monitorar a utilização de bacias hidrográficas. Prevenir, minimizar e recuperar danos ambientais causados por atividades industriais, agrícolas ou urbanas também fazem parte das suas atividades. Orientar e monitorar a captação, emprego, transporte e tratamento das bacias hídricas para uso consciente dos mananciais e elaborar projetos para a realização de sistemas otimizados de abastecimento de água, redes de esgoto, barragens e de drenagem estão entre as suas funções.

Mercado de Trabalho

Setor público, hidrelétricas e órgãos do governo. Indústria de laticínios e de alimentação. Na iniciativa privada, na construção e manutenção de represas e hidrelétricas, além do tratamento de dejetos industriais são áreas a serem exploradas.

Atribuições da área

– Elaborar projetos, programas e ações de proteção ambiental

– Promover o desenvolvimento de arsenal tecnológico para avaliar os recursos hídricos

– Planejar e executar projetos de infraestrutura hídrica

– Saneamento básico e irrigação

– Gestão de bacias

Curso

O curso de Engenharia Hídrica tem aulas de microbiologia, irrigação, drenagem, ecologia, economia de recursos naturais, legislação e ética. Durante o curso são realizadas visitas técnicas. Estágio e TCC são obrigatórios para a conclusão do curso superior.

Duração do curso

– Graduação / Bacharel – 5 anos

– Graduação Tecnológica – 3 anos (em média)

– Presencial ou a distância (EAD)

Estágio obrigatório? Sim

Média Salarial do Engenheiro Hídrico: R$ 5.000,00