A primeira coisa a ser feita quando o cliente procura o seu escritório é ter uma longa e prazerosa conversa com ele. Isso é essencial para o planejamento da reforma. Durante esta entrevista, você deve fazer perguntas e procurar saber que tipo de reforma ele deseja. Procure descobrir que tipo de pessoa está na sua frente (leia o artigo: Como abordar seu cliente). Tente perceber as reais necessidades deste cliente e aproveite, você pode e deve sugerir alterações que realmente vão proporcionar conforto, bem-estar, segurança e o máximo de aproveitamento do espaço a ser reformado. Definido o tipo de obra a ser executada, peça a Planta Original do Imóvel e faça uma planta de compatibilização mostrando como está e como ficará a obra finalizada.  (link)

Quais as regras e os horários de trabalho?

Se for em condomínio:

O síndico deve ter ciência da obra e tem que dar sua aprovação pra que tudo ocorra na mais perfeita ordem. Verifique as regras e os horários de trabalho, se tem e em que horário é possível usar o elevador de serviço, se só tiver elevador social, verificar se pode ser utilizado no período diurno ou qual o melhor momento para uso.

Se for em shopping:

Shoppings costumam permitir o uso de elevadores somente no período noturno, e isso encarece a obra,  pois os profissionais precisam receber adicional noturno e o custo da remuneração é em média 80% maior.

Como é a entrada do material na obra? Qual o acesso ao local?

Quem vai entregar seu material? Qual o custo do frete? Qual é o horário de entrega? É por escada ou por elevador? Sua construtora vai comprar? O cliente vai entregar? Quem vai receber no local? Qual o prazo de antecedência da comunicação?

É muito importante que você tenha todas as respostas para cada uma dessas perguntas, assim você evita atrasos, transtornos, taxas de retorno e remanejamento de prazos caso não tenha um responsável pelo recebimento. Seja condomínio residencial ou comercial,  todos os envolvidos na gestão da obra devem estar cientes das etapas, dos prazos e procedimentos.

Condições básicas e salubres para os funcionários?

Banheiro

É preciso ter um banheiro para que os profissionais envolvidos na obra possam utilizar sem que causem transtornos ou incômodos para os moradores do imóvel. Pode ser na própria residência? Se não puder ser, onde será?

Refeições

Se a obra for demorar alguns meses, talvez seja interessante ter um fogão para que os funcionários possam cozinhar e fazer suas refeições no próprio local de trabalho. Do contrário, tem algum restaurante por perto? Se for marmitex, o almoço chega facilmente? Qual é o horário de almoço? Qual a duração? Os funcionários receberão vale-refeição?

Planejamento

Sabendo o que deve ser feito, é preciso esquematizar as regras e forma de trabalho no seu cliente. Faça um planejamento detalhado com sequenciamento das atividades. Crie a EAP do projeto. Uilize esta sequência:

  • Retirada – (Desmontagem / Desinstalação) ? Envolve as primeiras etapas da construção de uma forma menos bruta: desconectar, desparafusar e desencaixar.

Exemplo: retirar luminárias, vasos sanitários, tomadas, pias, tanques, ar-condicionado, armários etc.

  • Demolição ? Quebrar algo pronto para adequar ao novo projeto, geralmente não estrutural (Sustentação).

Exemplo: parede de alvenaria, placas de divisórias, drywall, gesso do teto, entre outros.

Imprevistos

Nesta etapa muitos imprevistos ocorrem, como colunas que não estavam no projeto, desníveis de gesso entre ambientes, problemas em canos, conduítes, infiltrações, etc.

É muito importante que o Engenheiro responsável acompanhe esta etapa, pois são necessárias tomadas de decisões que geralmente implicam em novo cronograma de tempo e novos gastos, por exemplo.

  • Remoção ? O transporte e a destinação correta de todos os resíduos implicam em compra de saco específico para entulho e aluguel de caçamba. A caçamba, por exemplo, deve ser contratada quando já tiver uma quantidade considerável de lixo e sempre de empresas devidamente registradas, pois isso garante o descarte correto do material e em lugares definidos pelos órgãos públicos.
  • Reparo ? Durante toda a obra surgirão problemas. Ao detectá-los, o engenheiro deve comunicar ao proprietário e sugerir a correção mais eficiente, substituição ou complementação, o que for mais adequado.

Exemplo: torneira com vazamento, vaso sanitário solto, descarga com problema, luz queimada, mofo em parede, umidade, infiltrações etc.

  • Construção ? Surpreenda o seu cliente, apresente o seu projeto com algo novo, como a criação de colunas, vigas/pilares, paredes ou lajes. E faça um planejamento detalhado, pois este planejamento é a chave do sucesso na reforma ou construção. Adquira um software de Gestão de Obras da m2obras para facilitar seus cálculos, custos e logística. Com preços atualizados, planilhas de custos e cálculos financeiros, você terá tudo o que precisa em apenas um clique, por um preço acessível e com suporte técnico on-line. (link)

Orçamento

Precifique produtos, serviços, locação de equipamentos, EPIs, itens necessários para isolamento e limpeza, custo de gestão operacional e destinação de lixo. Com o software de Gestão de Obras da m2 obras, você tem tudo isso em apenas 2 minutos. Qualidade garantida e mais de 5 mil obras realizadas.

Contrato

O contrato vai resguardar ambos, cliente e empresa, sobre que é o objeto / escopo da reforma. Tenha bom-senso, não cobre pequenos detalhes, porém, isso é um negócio, cobre o que for demandar tempo, mudanças no projeto original ou refação. (link)

Fez as aprovações legais necessárias?

Providencie a documentação e o registro do projeto no CREA e no CAU.  Solicite a ART, o alvará para liberação da reforma que pode ser solicitado na secretaria de subprefeituras e órgãos como Coordenadoria de Planejamento Urbano (CPU), Supervisão de Uso do Solo e Licenciamentos, e Divisão de Aprovação de Projetos (DAP), recolha as comissões de obras do condomínio e taxas de responsabilidade técnica que variam de acordo com o tamanho da obra. Ainda em caso de condomínio, submeta o projeto à aprovação do síndico e comissão de reforma, se houver. Faça uma placa com o número do alvará e as informações do profissional e da empresa responsável pelo projeto e pela execução.

O que preciso para começar a reforma?

Faça um checklist e veja quais os pré-requisitos para começar? Tem água, energia, banheiros, alimentação, EPIs, ferramentas, carrinho de mão, baldes e recipientes para preparação de massas e outras misturas, lonas, papelão, fitas, sacos de entulho, pano, palha de aço e espátula, local para colocar caçamba e para a destinação dos entulhos. Verifique tudo, certifique-se de que ao começar a obra você não precise sair para comprar pequenos objetos ou mesmo pedir recipientes emprestados para o cliente.

Vai sujar? Vai fazer poeira?

Reforma é sinônimo de barulho e sujeira, mas isso não significa que você não possa colocar ordem no caos. Mantenha a limpeza do ambiente sempre que terminar o dia de trabalho. Acomode o entulho em sacos apropriados e em apenas um cômodo escolhido para isso. Explique ao cliente que isso é temporário e que assim que tiver lixo suficiente uma caçamba será contratada. Cubra todos os móveis e objetos que porventura ainda estejam no cômodo a ser reformado. Se possível, esvazie-o. Forre o chão para que não fique com respingos de massa, cimento ou tinta. Seja cuidadoso e prime pela organização e limpeza, você será avaliado por isso.

Como amenizar a sujeira?

  • Forre e cubra tudo ao redor do local de execução. Para isso, use lona plástica, papelão, fita crepe e panos. Cubra móveis e eletrodomésticos. Manter panos úmidos nas frestas evita que a poeira passe de um ambiente para o outro.

Mas, lembre-se que o profissional também precisa respirar, então em alguns momentos vai passar poeira de um ambiente para outro.

  • Certifique-se de que o seu profissional está usando EPIs (Equipamento de Proteção Individual) básicos.
  • Para a limpeza do ?grosso? use palha de aço, espátula em algumas regiões, pano e, somente se necessário, use removedores.
  • Entregue a obra completamente limpa e em ordem. Se for preciso, contrate uma empresa para fazer a limpeza fina. Isso impressionará o cliente e certamente garantirá excelentes recomendações.