O desenvolvimento de pesquisas tecnológicas para produção de materiais de construção e o acompanhamento de sua aplicabilidade em edificações, constitui-se no centro das atividades do tecnólogo em Material de Construção, profissional que curso. A partir de normas técnicas, ele estuda a propriedade dos materiais e componentes utilizados em uma construção, faz vistorias, perícias, avaliações, arbitramento, laudos e pareceres técnicos. Além disso, este profissional atua no controle tecnológico dos materiais, na assistência técnica, na coordenação de equipes de trabalhadores, objetivando a utilização segura de materiais e a preservação ambiental.

Carga horária mínima

2.400 horas

Infraestrutura recomendada

Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado

Laboratório de informática com programas específicos

Laboratório de materiais

Laboratório de química

Sala de desenho

Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia

Curso Técnico em Edificações (art. 6)

O Técnico em Edificações atua no acompanhamento de obras, ajuda na elaboração de relatórios e projetos, elabora cronogramas de trabalho, emite e acompanha os pedidos de compras ligados à obra, faz visitas técnicas periódicas e supervisiona a execução de sistemas construtivos em geral, assegurando o cumprimento da legislação e das normas específicas de saúde, segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade. Além de dominar as normas técnicas exigidas por órgãos como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, entre outros.

Mercado de Trabalho

Construção civil, fábricas de pré-moldados, consultorias, escritórios de arquitetura e engenharia estão entre as possibilidades de atuação nesta área.

Áreas de atuação

– Topografia e Sondagem

– Gestão de documentação técnica

– Administração de documentação legal

– Acompanhamento de processos

– Análise de legislação a que a obra está sujeita

– Desenho técnico de edificações

– Instalações elétricas e hidráulicas

– Sistemas e processos construtivos

Curso Técnico: 1.500 horas (em média)

Qual é o pré-requisito para fazer o curso Técnico em Edificações?

Ter no mínimo 14 anos de idade. Ter concluído o Ensino Fundamental ou estar cursando o Ensino Médio.

Média Salarial ? R$ 2.300,00